sexta-feira, 9 de março de 2012

Aprender não é só para o aluno, não!


        Em 2001 quando me formei como pedagoga já atuava como professora nas redes particular e pública de ensino em Jacareí, pois minha primeira formação foi o Magistério.
         Duas grandes oportunidades apareceram e com elas muitos desafios. O primeiro deles era o de que eu não sabia tudo e de que na faculdade  os professores não ensinaram como eu resolveria  tudo... e aí?
         No início da minha trajetória atuei na Educação Infantil e cinco anos mais tarde foi convidada para um trabalho com a 1ª série do EF. Sempre atuando como professora polivalente, buscava planejar de forma intensa e com competência. Mas faltava algo...
       Com o tempo  passei a lecionar em duas escolas de Jacareí. Nesta segunda escola, havia Hora Atividade (Momento previsto em Lei para  o trabalho pedagógico coletivo do professor) e  os momentos eram oferecidos para aprimoramento da equipe. Isso me fortaleceu. Era o que faltava.
         Era uma H.A séria, comprometida com a qualidade e democrática. Na maioria dos encontros com a equipe completa e seguindo uma linha construtivista de pensamento acerca dos temas pudemos aumentar nosso conhecimento e desenvolver ideias.
Era muito bom.  Os estudos conceituas começavam com problematizações, passando pela reflexão e antes da ação.
         Recordo-me  da seguinte pergunta  da diretora ( que também era a formadora)  numa noite de H.A acerca da psicogênese da língua escrita: “-Copiar a pauta da lousa faz com que o aluno avance na hipótese de escrita?” Selênico no grupo... Eu mesma fiquei com uma tremenda dúvida, pois já havia aprendido, porém não havia refletido sobre isso. E ela contribuiu: “o aluno só avança na escrita quando ele pensa sobre a quantidade e qualidade de letras que utilizará para escrever determinada palavra...”.
Meu pensamento foi além. A partir daquele encontro comecei a desdobrar e criar novas estratégias de aprendizagem. Desde então muitos outros encontros aconteceram com estudos e aprofundamentos.
         De acordo com o pesquisador Antonio Nóvoa (Portugal) o aprender contínuo é essencial em nossa profissão. Ele deve se concentrar em dois pilares: a própria pessoa do professor, como agente, e a escola, como lugar de crescimento profissional permanente.
       Para ele há dois pólos essenciais para a atualização do professor: o  próprio professor como agente e a escola como organização. A preocupação com a pessoa do professor é central na reflexão educacional e pedagógica. Nóvoa afirma ainda, que a formação depende do trabalho de cada um e que mais importante do que formar é formar-se; que todo o conhecimento é autoconhecimento e que toda a formação é autoformação. Por isso, a prática pedagógica inclui o indivíduo, com suas singularidades e afetos.
         Hoje,  como membro do MOVE – Movimento pela Qualidade da Educação Pública  de Jacareí, sinto que estamos no caminho certo. A busca constante pelo  crescimento, busca de ideias,  discussões só fazem ampliar o olhar, a competência desse grupo e de cada educador de forma individual.
         Que muitos educadores se formem, participem, juntem-se a  nós que queremos algo mais em nossa atuação. Quem ganha com isso? Nós mesmos, nossos alunos, nossos filhos e quem sabe até os filhos de nossos filhos...

Amabllin Prado  dos Santos
Professora. Pedagoga (Universidade Braz Cubas) com habilitação em gestão escolar, magistério  da  Educação Infantil e Ensino Fundamental, bem como magistério  das  Matérias  Pedagógicas no Ensino Médio. Experiência em alfabetização  e  magistério das séries iniciais do Ensino médio e Língua inglesa de adultos e crianças. Professora do Programa amigos do Zipppy desde 2006 a 2010.
amabllin.prado@terra.com.br

4 comentários:

  1. O Movimento pela Qualidade da Educação Pública de Jacareí, é um movimento legítimo, os membros são pessoas que assumem lutas a favor de uma Educação Emancipatória; Amabllin um exemplo de profissional, o seu texto nos leva a refletir os caminhos da aprendizagem do docente, grande abraço Amabllin !!!

    ResponderExcluir
  2. A formação do professor é determinante para qualidade de ensino. Participando do MovE, percebo o quanto meu olhar já se ampliou, pois o movimento é um espaço de pesquisa, troca, reflexão e de aprendizagem. Amabblin, parabéns pelo seu texto e obrigada por todas as possibilidades de reflexão que você nos oferece"

    ResponderExcluir
  3. Amabllin, minha admiração por você vem crescendo a cada dia que nos encontramos. Sempre me sinto diante de uma grande educadora, de uma transformadora da sociedade.É disto que precisamos em nossa sociedade, em nossa família e principalmente em nossas escolas que é o nosso laboratório que passamos grande parte de nossas vidas. Parabéns pelo lindo texto conscientizador.

    ResponderExcluir
  4. Ótima reflexão e obrigada por mais esta contribuição.
    Seu depoimento agrega em muito ao nosso amadurecimento enquanto profissionais da Educação.

    Adoro conviver com esse povo inteligente!

    Bjs Amabllin

    ResponderExcluir