sábado, 2 de março de 2013



MovE e a contribuição para o “Ser crítico”

Por Felipe Cezar de Andrade

Em nosso mundo atual, seja social ou politicamente falando, precisamos muito usar o SENSO CRÍTICO para saber como e onde se posicionar perante a sociedade e o mundo.
Para bem entender onde queremos chegar com este assunto vamos conhecer o significado da palavra CRÍTICA: que vem do Grego “kritikos”, que significa “a capacidade de fazer julgamentos”. Pois bem, toda esta nossa conversa vai derivar desta palavra e suas ênfases em nossa vida, focada no senso crítico.
No sentido filosófico, o senso crítico prende-se com o desenvolvimento de uma consciência reflexiva baseada no “eu” e no mundo. Quando se foca no “eu” considera-se uma autocrítica que nada mais é do que olhar para suas próprias atitudes e fazer alguns julgamentos onde a partir do foco da própria vida é possível projetar como somos e estamos perante aos outros ao redor. Interessante é que mesmo quando fazemos uma autocrítica temos de compará-la com um modelo exterior. Para se ter uma autocrítica eficaz, ao meu ver, precisamos usar como base inicial os mais importantes valores humanos, como a honestidade, amor, compreensão, respeito.
Uma vez que descobrimos e conhecemos nosso senso crítico podemos usá-lo para comparar com os outros valores presentes em nosso cotidiano, pois é sabido que o mundo no qual estamos envolvidos é voltado para a autodesvalia, nos fazendo acreditar que certos valores realmente são os valores que  devemos  crer e seguir. Uma vez “críticos” temos total faculdade para discernir,   e decidir se aceitamos ou não os valores ora estabelecidos. No caso de não aceitação surge nossa capacidade de argumentar, que eu gosto de chamar de VOZ ATIVA, julgando munidos de visão suficiente para escolher o que acreditar ou não.
Tudo bem, mas onde o MOVE entra neste texto? Ele está sendo uma ferramenta onde oferecemos gratuitamente conhecimentos específicos sobre assuntos que o próprio grupo votou e escolheu. Nesta nossa nova fase, onde o MOVE é itinerante e vai passar pelos bairros, vamos tentar fazer germinar em várias comunidades o senso crítico de modo que todos possam se sentir além de pessoas, verdadeiros cidadãos, pois quando descobrimos que temos voz, chegamos sempre mais longe, ainda mais quando nos unimos em comunidades, ONGs, amigos de bairro e movimentos.
Venha, conheça o Move, participe! Exerça seu senso crítico!

Felipe de Andrade, professor, administrador, membro da executiva do MOVE.

Um comentário:

  1. AMOR A CAUSA DA EDUCAÇÃO NOS TRAZ BEM MAIS QUE SATISFAÇÃO, NOS TRAZ AMIGOS DE VERDADE E CONSTÂNCIA CERTEZA DE QUE ESTAMOS NO CAMINHO CERTO.

    ResponderExcluir